quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

“O português lutava, vencia e escravizava; o índio defendia-se, era vencido, fugia ou ficava cativo; o africano trabalhava, trabalhava... Todos deviam cantar, porque todos tinham saudades; o português de seus lares d´além-mar, o índio de suas selvas, que ia perdendo, e o negro de suas palhoças, que nunca mais havia de ver. Cada um devia cantar as canções de seu país. De todas elas amalgamadas e fundidas em um só molde – língua portuguesa, a língua do vencedor, é que se formaram nos séculos seguintes as nossas canções populares”. (Romero, 1977, p. 39).

A dinâmica do Folclore

O Espetáculo “Xácara” está concatenado à ideia de ressignificação do folclore brasileiro no campo do teatro musical (conhecimento erudito) e de forma despretensiosa recompõe, atualiza e coloca o folclore na cena do teatro musical.

Xácara, um musical popular brasileiro é uma espécie de mediador cultural que provoca discussões em torno dos assuntos abordados.

A construção do conhecimento do povo brasileiro graças a diversas linguagens, é exposta no musical permitindo relacionar a história com o universo específico de cada espectador.
No espetáculo, o Folclore reforça sua característica que é acompanhar nossa existência influenciando nossa maneira de pensar, sentir e agir, não sendo estático, mas, essencialmente, dinâmico, pois, apesar de basear-se no passado, ele permite uma apropriação e adequação sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente.