quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


Justificativa

Observa-se na cena brasileira uma onda crescente de produção de grandes musicais, a maioria remontagem estrangeira e poucas montagens de textos voltados para a cultura nacional. Os poucos textos nacionais encenados são quase todos com assuntos enfocando apenas um determinado grupo social ou cultura, isoladamente.
Existem três componentes para um musical: a música, interpretação teatral e o enredo. O enredo de um musical refere-se a parte falada (não cantada) da peça, entretanto, o "enredo" pode, também, se referir a parte dramática do espetáculo. Já a interpretação teatral se relaciona às performances de dança, encenação e canto, enquanto que a música e a letra juntas formam o escopo do musical.
Pensando nesta definição para o teatro musical, nota-se que é possível criar um totalmente brasileiro e sem nenhuma influência externa, pois possuimos uma grande riqueza cultural de danças e ritmos presentes em nosso Folclore, daí temos um mote. Se os grandes musicais usam sapateado americano, posso usar a catira brasileira.
O musical mostrará a essência do Brasil popular. A idéia é valorizar a cultura nacional como um todo, mostrando e vasculhando todas as regiões do país dando um panorama do nosso folclore. Toda a encenação, desde danças, músicas e a própria estrutura do texto serão voltadas às raízes formadoras do povo brasileiro que são as culturas indígena, portuguesa e negra que serão, facilmente, identificadas nos tipos populares, crenças, lendas, danças típicas, mitos, folguedos e várias manifestações e elementos autóctones que aparecem no texto.

Sinopse

Tendo o tema Folclore Brasileiro como fio condutor, o projeto “Xácara”, como o próprio título sugere, é uma estória cantada que narra os acontecimentos fantásticos de um homem que tem como missão encontrar a chave que unirá dois mundos divididos pelo ser humano, o Mundo Folk (Mundo do Povo) e o Mundo Lore (Mundo do Conhecimento).