quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Bumba-meu-boi

É interessante observarmos a facilidade que o folclore se adapta. No caso do Bumba-meu-boi essa adaptação própria do folclore é constatada no acoplamento dentro do folguedo de elementos pertinentes a região onde é manifestado. Um exemplo é o Boi-bumbá em Parintins que incorporou elementos indígenas dentro do festejo.


Dessa forma resolvemos utilizar em nossa história o Bumba-meu-boi do Maranhão por acreditarmos ser a origem dos Bois do resto do país. Neste Boi, notamos a influência das três etnias.


“O bumba-meu-boi nasceu, provavelmente, no Maranhão. É um pequeno drama. O dono do boi, um homem branco, vê um homem negro roubar o animal. Porque sua mulher grávida está com vontade de comer língua de boi. Matam o boi. Mas depois é preciso ressuscitá-lo. [...} O bumba-meu-boi do Maranhão é o mais rico de todo o Brasil. Os brincantes passam o ano todo preparando as vestes para os festejos. O mês é junho. No traje típico do “vaqueiro do boi maranhense” nota-se a influência do branco, a roupa dos antigos fazendeiros. O saiote ou bata e o chocalho metálico mostram a influência do escravo. O índio aparece nas penas e na seta tupi.” (Araújo, 1972, p. 223)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vídeo divulgação do Musical Xácara

Veja vídeo divulgação do musical Xácara no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=81EukwFOZbk

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

“O português lutava, vencia e escravizava; o índio defendia-se, era vencido, fugia ou ficava cativo; o africano trabalhava, trabalhava... Todos deviam cantar, porque todos tinham saudades; o português de seus lares d´além-mar, o índio de suas selvas, que ia perdendo, e o negro de suas palhoças, que nunca mais havia de ver. Cada um devia cantar as canções de seu país. De todas elas amalgamadas e fundidas em um só molde – língua portuguesa, a língua do vencedor, é que se formaram nos séculos seguintes as nossas canções populares”. (Romero, 1977, p. 39).

A dinâmica do Folclore

O Espetáculo “Xácara” está concatenado à ideia de ressignificação do folclore brasileiro no campo do teatro musical (conhecimento erudito) e de forma despretensiosa recompõe, atualiza e coloca o folclore na cena do teatro musical.

Xácara, um musical popular brasileiro é uma espécie de mediador cultural que provoca discussões em torno dos assuntos abordados.

A construção do conhecimento do povo brasileiro graças a diversas linguagens, é exposta no musical permitindo relacionar a história com o universo específico de cada espectador.
No espetáculo, o Folclore reforça sua característica que é acompanhar nossa existência influenciando nossa maneira de pensar, sentir e agir, não sendo estático, mas, essencialmente, dinâmico, pois, apesar de basear-se no passado, ele permite uma apropriação e adequação sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

“O folclore, fato social, é uma coisa viva, sujeita aos processos normais dos fatos da sociedade, e, portanto, capaz de nascimento, desenvolvimento e morte. Folclore é o que existe e não o que existiu ou devia existir.”


(Edison Carneiro, 2008)

sábado, 1 de agosto de 2009

A PLURALIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A produção do texto Xácara, se faz necessária em um momento em que devemos afirmar nossa capacidade de realização de grandes musical utilizando o que temos de melhor, nossas danças, ritmos, canções, nossa capacidade de confeccionar alegorias, criar e reinventar o novo, característica essa da dinâmica do nosso folclore.
A pluralidade cultural brasileira foi nossa grande ferramenta para a concretização do texto “Xácara, um musical popular brasileiro”. A investigação no campo do Folclore nos possibilitou uma imersão em um universo rico em elementos cênicos, uma grandiosidade cultural pouco valorizada e mal compreendida pela chamada civilização de massa.
Essa dificuldade de compreensão cultural do que está diante de nossos olhos, nos fez analisar o comportamento do ser humano contemporâneo, em um mundo capitalista beirando o caos. Essa grandeza cultural não é resultado de uma cultural homogênea, pelo contrário, é resultado de diversas influências culturais.
A aceitação dessa pluralidade é um passo decisivo para compreendê-la como "efeito de sentido", como já disse Alfredo Bosi.
Nosso Projeto procura justamente tirar a impressão de caos cultural e mapear as influências culturais das três etnias formadoras do povo brasileiro que são as culturas indígena, portuguesa e africana.
Assim sendo, o musical Xácara procura unificar o popular e o erudito através do aproveitamento de elementos do folclore brasileiro.