Veja vídeo divulgação do musical Xácara no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=81EukwFOZbk
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
“O português lutava, vencia e escravizava; o índio defendia-se, era vencido, fugia ou ficava cativo; o africano trabalhava, trabalhava... Todos deviam cantar, porque todos tinham saudades; o português de seus lares d´além-mar, o índio de suas selvas, que ia perdendo, e o negro de suas palhoças, que nunca mais havia de ver. Cada um devia cantar as canções de seu país. De todas elas amalgamadas e fundidas em um só molde – língua portuguesa, a língua do vencedor, é que se formaram nos séculos seguintes as nossas canções populares”. (Romero, 1977, p. 39).
A dinâmica do Folclore
O Espetáculo “Xácara” está concatenado à ideia de ressignificação do folclore brasileiro no campo do teatro musical (conhecimento erudito) e de forma despretensiosa recompõe, atualiza e coloca o folclore na cena do teatro musical.
Xácara, um musical popular brasileiro é uma espécie de mediador cultural que provoca discussões em torno dos assuntos abordados.
A construção do conhecimento do povo brasileiro graças a diversas linguagens, é exposta no musical permitindo relacionar a história com o universo específico de cada espectador.
No espetáculo, o Folclore reforça sua característica que é acompanhar nossa existência influenciando nossa maneira de pensar, sentir e agir, não sendo estático, mas, essencialmente, dinâmico, pois, apesar de basear-se no passado, ele permite uma apropriação e adequação sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente.
Xácara, um musical popular brasileiro é uma espécie de mediador cultural que provoca discussões em torno dos assuntos abordados.
A construção do conhecimento do povo brasileiro graças a diversas linguagens, é exposta no musical permitindo relacionar a história com o universo específico de cada espectador.
No espetáculo, o Folclore reforça sua característica que é acompanhar nossa existência influenciando nossa maneira de pensar, sentir e agir, não sendo estático, mas, essencialmente, dinâmico, pois, apesar de basear-se no passado, ele permite uma apropriação e adequação sempre se acomodando à mentalidade e às reivindicações do presente.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
sábado, 1 de agosto de 2009
A PLURALIDADE CULTURAL BRASILEIRA
A produção do texto Xácara, se faz necessária em um momento em que devemos afirmar nossa capacidade de realização de grandes musical utilizando o que temos de melhor, nossas danças, ritmos, canções, nossa capacidade de confeccionar alegorias, criar e reinventar o novo, característica essa da dinâmica do nosso folclore.
A pluralidade cultural brasileira foi nossa grande ferramenta para a concretização do texto “Xácara, um musical popular brasileiro”. A investigação no campo do Folclore nos possibilitou uma imersão em um universo rico em elementos cênicos, uma grandiosidade cultural pouco valorizada e mal compreendida pela chamada civilização de massa.
Essa dificuldade de compreensão cultural do que está diante de nossos olhos, nos fez analisar o comportamento do ser humano contemporâneo, em um mundo capitalista beirando o caos. Essa grandeza cultural não é resultado de uma cultural homogênea, pelo contrário, é resultado de diversas influências culturais.
A aceitação dessa pluralidade é um passo decisivo para compreendê-la como "efeito de sentido", como já disse Alfredo Bosi.
Nosso Projeto procura justamente tirar a impressão de caos cultural e mapear as influências culturais das três etnias formadoras do povo brasileiro que são as culturas indígena, portuguesa e africana.
Assim sendo, o musical Xácara procura unificar o popular e o erudito através do aproveitamento de elementos do folclore brasileiro.
A pluralidade cultural brasileira foi nossa grande ferramenta para a concretização do texto “Xácara, um musical popular brasileiro”. A investigação no campo do Folclore nos possibilitou uma imersão em um universo rico em elementos cênicos, uma grandiosidade cultural pouco valorizada e mal compreendida pela chamada civilização de massa.
Essa dificuldade de compreensão cultural do que está diante de nossos olhos, nos fez analisar o comportamento do ser humano contemporâneo, em um mundo capitalista beirando o caos. Essa grandeza cultural não é resultado de uma cultural homogênea, pelo contrário, é resultado de diversas influências culturais.
A aceitação dessa pluralidade é um passo decisivo para compreendê-la como "efeito de sentido", como já disse Alfredo Bosi.
Nosso Projeto procura justamente tirar a impressão de caos cultural e mapear as influências culturais das três etnias formadoras do povo brasileiro que são as culturas indígena, portuguesa e africana.
Assim sendo, o musical Xácara procura unificar o popular e o erudito através do aproveitamento de elementos do folclore brasileiro.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Afinal, por que Xácara com “X”?

A Xácara com “X” vem do folclore. É uma manifestação folclórica que está acabando no Brasil. Ainda se tem notícias no Sul, Nordeste e Norte do país.
Xácara é um romance popular cantado que conta estórias fantásticas de personagens heróicos.
Aqui no Brasil a Xácara não se popularizou. A mais conhecida no Brasil é a Nau Catarineta que narra os acontecimentos fantásticos de uma Nau que atravessa o mar, enfrentando combates e lutas dolorosas até chegar a um porto seguro.
Existem várias versões da Nau Catarineta que pelos efeitos, cenários, músicas, danças e dramatização se transforma em um bailado. Na realidade é um Musical Popular... Por isso utilizei este nome como título do Musical!
Espero ter sanado as dúvidas!
Abraços a todos!
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